salva vidas de Jesus

salva vidas de Jesus

tradutor google

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O MEDO DE CONHECER A VERDADE


Atos 24.25

Em Atos 24, o apóstolo Paulo está prisioneiro na cidade de Cesaréia, na Judéia, numa fortaleza romana. O apóstolo fora preso em Jerusalém, depois de um grande tumulto causado pelos judeus enfurecidos que queriam de todo modo matar a Paulo. Naquela prisão ele permaneceu por dois anos, até ir para Roma a fim de ser julgado pelo Imperador, um direito que cabia apenas a quem tivesse a cidadania romana. Félix era o governador romano daquela província – ele ocupava o mesmo cargo que fora de Pôncio Pilatos quando da morte de Jesus.

Paulo era um homem que não perdia oportunidades de pregar o Evangelho. Ele instruiu o seu discípulo Timóteo a fazer o mesmo: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo... (II Tm 4.2). Até mesmo diante da multidão de judeus furiosos que queriam de todo modo mata-lo quando da sua prisão em Jerusalém, Paulo corajosamente tentou pregar! Neste capítulo de Atos temos o apóstolo pregando ao governador e à sua esposa, Drusila.

Observe o detalhe do verso 25: Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: Basta, por enquanto! A reação do governador foi de medo diante da pregação. A Bíblia não apresenta maiores detalhes da explanação do apóstolo, mas informa que ele abordou três temas: justiça, domínio próprio e juízo vindouro.

Sobre a justiça, certamente Paulo tratou da razão pela qual Jesus Cristo morreu na cruz, a fim de suprir a justiça de Deus. Afinal, Ele morreu em nosso lugar, para que sejamos justificados mediante nossa fé nele. Paulo trata acerca disto em Romanos 5.1,2 e 18.

Sobre o domínio próprio, Paulo tratou da nova vida que temos em Cristo, quando as coisas velhas passam e tudo se torna novo. O domínio próprio faz parte do caráter de Cristo em nós. O texto de Atos nos informa que Félix tinha falhas de caráter, era corrupto (v. 26).

Acerca do juízo vindouro, Paulo abordou a doutrina da volta de Jesus e também da prestação de contas que todas as pessoas terão que ter diante do Rei dos Reis (Rm 14.10-12).

Por que será que a exposição destes três assuntos causa medo em pessoas como Félix?

a) O medo é sinal de que a pessoa não tem amor por Deus. É normal um filho ter medo do pai? Somente quando seu relacionamento com seu pai não é baseado em amor. O apóstolo João escreveu que quem é nascido de Deus ama... e que no amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo... (I Jo 4.7 e 18). Jesus é a prova incontestável do amor de Deus, como escreveu o apóstolo Paulo - Deus demonstra o seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. (Rm 5.8). Desta forma, quem conhece o amor de Deus e ama a Deus não tem medo de nada, muito menos da verdade exposta por um pregador.

b) O medo é sinal de que não há uma aliança. O simples fato de conhecer a mensagem não resolve a condição de um homem diante de Deus. O governador Félix tinha conhecimento de muitas informações acerca de Jesus e da Igreja. Observe o verso 22, onde o Atos registra que o governador tinha bom conhecimento acerca do Caminho. No início da Igreja, “Caminho”, com “C” maiúsculo era uma das maneiras de designar a Igreja. Félix tinha conhecimento, mas não tinha aliança. Conhecia, mas não participava do Caminho.

Há tempos ouvi um pregador dizendo que há pessoas que não são salvas por apenas 45 cm. Esta é a distância aproximada que separa, num homem adulto e de estatura mediana, o cérebro do coração. No cérebro guardamos o conhecimento. No coração, a aliança.

c) O medo é sinal de que o pecado ainda reina. O apóstolo Paulo escreveu que o pecado não pode mais reinar em nós (Rm 6.12). No caso de Félix, fica evidente que o pecado ainda governava sua vida pelo fato dele, mesmo sabendo que nenhum crime havia sido cometido pelo apóstolo Paulo, conserva-lo na prisão na expectativa de receber suborno. O pecado é um rei tirano, um déspota. Todos os que estão debaixo da sua tirania sofrem muito.

Aproveite este momento para orar com seus discípulos. Leve-os a reafirmar que estão no Caminho porque têm uma aliança com o Rei dos Reis. E que, porque têm uma aliança com Ele, não aceitam o medo em suas vidas. Declare com os discípulos que vocês não têm medo porque conhecem o amor de Deus, porque têm uma aliança com o Deus Eterno e porque o pecado não reina mais sobre suas vidas.

Dê oportunidade aos novos de se entregarem a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o que crer em Jesus jamais será confundido

exemplo de superação e garra

exemplo de superação e garra
vejam e ouçam este vídeo e analisem se vocês estão dizendo sim ao senhor. "aos olhos de meu Deus eu sou inteiro! onde estão os milagres? eu te digo, levantar as mãos é o milagre!" - (tony melendez)
Related Posts with Thumbnails

March for Jesus Japan

March for Jesus Japan
DIA 30 de Abril em Nagoya fizemos a march for jesus japan 2011 foi tremendo apesar de não podermos marchar pudemos levantar um grande clamor pela nação japonesa,por favor continuem intercedendo por essa nação,o Japão precisa de Jesus vamos clamar até tocar o céu !!!e dia 16/7 faremos a march for jesus Japan em Tokyo,Interceda ! Divulgue ! Participe ! Seja voce tambem um instrumento para o avivamento da naçào japonesa nos vemos em Tokyo \0/