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terça-feira, 19 de maio de 2009

ler a biblia com a vida e a vida com a biblia

Uma mulher abriu a Bíblia numa página qualquer e, sem, olhar, apontou com o dedo um versículo que, segundo ela, seria a palavra de Deus para seu dia que estava começando: “Judas, saindo dali, foi se enforcar”. Bem, se essa não servia, era o caso de encontrar outra frase. Fecha a Bíblia, abre novamente e o dedo aponta: “Vai tu, e faz o mesmo”. A historinha serve para ilustrar, com humor, o perigoso hábito ainda hoje presente, entre os fiéis, de ler a Bíblia como se ela fosse um livro de receitas, de fórmulas mágicas de encantamentos ou coisas de tipo. É o caso, portanto, de reafirmar o que é a Bíblia, que tipo de leitura podemos fazer dela, a fim de que não seja apenas isto: um baú de frases que abrimos para buscar respostas fáceis e imediatas para nossos problemas, muitas vezes por demais pequenos.

A BÍBLIA É A HISTÓRIA DE UM DEUS QUE SE REVELA FALANDO E AGINDO COM UM POVO

Há muito tempo a Bíblia deixou de ser considerada um baú de doutrinas ou verdades simplesmente ditadas por Deus as pessoas, como se a revelação divina fosse um meteoro caído do céu. Na Bíblia, Deus aparece sobretudo como aquele que age: na aliança que faz com o povo para a conquista de terra e da liberdade, e, em seu filho, Jesus, no modo como se revela próximo e compassivo para com todos em vista da libertação, uma conquista humana, já agora, mas plenificada por Deus no mundo futuro. Em toda a Bíblia, Deus fala e age, ou melhor, Deus fala agindo e age falando, porque sua palavra não é apenas um som, mas também uma ação concreta (o termo hebraico "dabar" significa tanto “palavra” quando “acontecimento”). Basta lembramos que, na primeira página do Antigo Testamento, Deus tudo cria pelo poder de sua palavra.

Deus se revela agindo e caminha com um povo que também age, fazendo história. Ler a Bíblia, por isso, é levar em conta essa história de Deus com um povo, ler a história de Jesus, encarnado entre nós e, nas suas palavras e ações, abrir-se à revelação de Deus, ou seja, compreender como Deus se revelou e o que ele revelou para o povo da Bíblia, e como Deus se revela e o que ele revela a nós hoje.

Ler a Bíblia sem considerar essa história, ler um texto sem se preocupar em compreender o seu contexto, ou seja, por que o texto foi escrito, com que finalidade, é cair em leituras do tipo intimista, em que a pessoa tem em mente apenas a sua vida e procura na Bíblia uma reposta ou uma luz para sua situação individual. A Bíblia nunca dará respostas para pessoas isoladas, porque é fruto de uma caminhada comunitária.

Desconsiderar a história e a caminhada do povo da Bíblia é cair também numa leitura fundamentalista, ao pé de letra, ignorando toda a ajuda que as ciências humanas, a história, a lingüistica ou mesmo a arqueologia estão sendo para a compreensão da Bíblia. Ler as duas narrativas da criação, nos primeiros capítulos do Gênesis, como relato histórico, por exemplo, seria no mínimo continuar acreditando em cegonha e Papai Noel....

O modo de ler a Bíblia, na América Latina, e principalmente no Brasil, fez desabrochar o método da leitura popular. Para quem está interessado numa leitura popular da Bíblia, o que importa não é tanto entender a Bíblia, mas entender a vida, encontrando na Bíblia a luz necessária. Setores reacionários criticam esse método, rotulando-o de marxista, por partir da Palavra de Deus, e sim da própria realidade. Não é preciso tanto... Como se pudéssemos ler a Bíblia voando com um par de asas, acima de nossa realidade.... Assim a história do povo com seu Deus, seria totalmente despropositado ler o texto bíblico sem levar a ele nossa vida, nossa história....

PARA QUE, COM QUEM E COMO LER A BÍBLIA?

De tudo isso, enfim, podemos levantar três perguntas fundamentais para a leitura de Bíblia, que têm a ver com a finalidade, os interlocutores e o modo:

1. Para que ler a Bíblia?
2. Com quem ler?
3. Como ler?

Lemos a Bíblia para que ela ilumine nossa vida: essa é a finalidade principal. Lemos a Bíblia sempre levando em conta a dimensão coletiva, comunitária, mesmo quando a lemos individualmente levando em conta a história dos marginalizados e oprimidos do tempo bíblico em busca da liberdade e terra e levando em conta a história dos marginalizados e oprimidos de hoje. Se quer que a Bíblia ilumine, antes de tudo, a nossa vida, a vida de todos e todas. Porque se trata de um empenho coletivo, comunitário, que pressupõe o empenho pessoal.

Lemos a Bíblia abertos aos estudos bíblicos que os especialistas vão fazendo, pois esses estudos visam tornar sempre menores as barreiras naturalmente existentes quando se lê um texto escrito a mais de 2 mil anos, em outro ambiente, em outra cultura, em outra língua, com gêneros literários diferentes dos nossos....

Essa ajuda é o que chamamos de mediação hermenêutica, que procura auxiliar na compreensão do texto, sem ter a pretensão de esgotar seu significado. Isso porque a Bíblia é fonte inesgotável de mensagem e de luz para a nossa vida, que nenhuma ciência será capaz de abranger, já que a leitura individual e comunitária, feita com os olhos da fé, é o próprio Espírito Santo que age e nos possibilita ir penetrando no mistério que é o projeto de Deus, revelado em Jesus Cristo. Um mistério/projeto já revelado, mas passível de compreensão somente à medida que nos comprometemos com ele e o experimentamos na própria vida. É isto: uma coisa é saber o caminho, mas percorrê-lo é outra coisa; somente quando o percorremos é que o conhecemos realmente...Pois, o caminho, se faz caminhando...

O autor

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