salva vidas de Jesus

salva vidas de Jesus

tradutor google

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O MEDO


vou contar-lhes uma historinha...

Havia um certo povoado onde havia uma montanha e uma lenda sobre essa montanha....
Dizia a lenda que no alto da montanha existia um monstro muito grande e muito perigoso
e por decadas ninguem se atrevia sequer chegar perto daquela montanha e a lenda seguia de geracao a geracao gerando muito terror naquele povoado,ate que um dia um grupo de homens resolveram subir aquela montanha e enfrentar aquele monstro que tanto aterrorizava aquele povoado,os homens se armaram e iniciaram a subida e conforme eles iam subindo o terror e o medo ia tomando conta e alguns iam desistindo,e conforme eles iam subindo o som dos grunhidos e o fedor se tornavam mais fortes e muitos iam se desesperando pelo medo de ter que se deparar com aquele monstro,ate que restou so um homem,que,mesmo com medo decidiu ir ate o final pois ele nao queria mais ouvir sobre aquele monstro que causava tanto terror ao seu povoado,e conforme ele foi subindo ele viu o monstro terrivel enormeee,e foi andando em direcao ao monstro e o monstro foi ficando pequeno e quanto mais ele anda em direcao ao monstro menor o monstro ficava ate que ,chegando perto viu que o monstro era barulhento mas era do tamanho de sua mao......

assim eh o medo....

Salmos 27

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio de quem terei medo?”, Salmos 27:1

I - O que é o medo?

1 - O medo é uma interrupção súbita do processo de RACIONALIZAÇÃO.

A primeira coisa que nos acontece quando sentimos medo é uma interrupção súbita do processo de racionalização, perdemos a capacidade de racionalizar uma situação qualquer. PARAMOS DE PENSAR.

O medo, tem a capacidade de evitar que façamos algo mentalmente.
Ele cria uma situação de impasse e pára qualquer processo mental.

EX: Perante um precepício, o que fazemos? NADA

O medo paralisa, inibe. Então a primeira coisa que vamos fazer é nos determos antes de cair no precipício. Isso é o medo, nem mais nem menos.

2 - O medo é uma força que tem como objectivo evitar PERIGOS de qualquer natureza.

Funciona como um sinal que interrompe qualquer acção precipitada.

3 - O medo é uma reacção PROTECTORA e SAUDÁVEL do ser humano.

Essas reacções naturais trabalham a favor do instinto de sobrevivência, tanto do corpo quanto da mente. O medo existe de forma independente das pessoas, ou seja, há algo em nós e também fora de nós que se chama medo, e que tem uma função na natureza como poderia ter o Sol, a Lua, a Água, a Terra ou qualquer elemento.

A nossa cultura não só não nos preparou para enfrentar o medo, mas também nos ensinou a ter medo dele, e, por isso, reagimos mal.

Ex: Estou com medo. (392 TIPOS DE MEDOS)
Do que?
De ter medo !

O medo faz parte da natureza e tem como função proteger, por incrível que possa parecer.
O medo "normal" vem de estímulos reais de ameaça à vida.
A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o medo.
Todos temos medo de algo - assaltos, aviões, raptos, doenças, dentistas, cirurgias, dores, solidão, entre outros.

A intensidade do medo será intensificada pelo histórico de vida de cada um.

II - O que fazer diante do medo?

Diante dos nossos medos, só temos duas opções:

- FUGIR - nos escondermos em um canto com úlcera e ansiedade
- LUTAR - fazemos um esforço e enfrentamos o perigo.

Ou seja, diante de uma situação de perigo, só nos restam duas alternativas: lutar ou fugir.
Em princípio, lutar pode ser uma reacção positiva. Isso não quer dizer que fugir seja uma reacção negativa.
Tudo depende da situação.

Quando há uma situação de ameaça real a sua vida, o medo não é uma reacção patológica, mas de protecção e auto preservação.
Situações reais de perigo exigem discernimento.


III - Atitudes necessárias diante do medo:

1 - Procure descobrir o que o MEDO simboliza para você.

O que o medo representa para si? Acontece com o medo o mesmo que com outros sentimentos: quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna.

“Quando homens maus avançarem contra mim para destruir-me, eles, meus inimigos e meus adversários, tropeçarão e cairão” (v. 2)

2 - EXPLORE seu medo.

Descubra o que está por trás dele. Desenvolva o sentimento de autoconfiança.

“Ainda que um exército se acampe contra mim, meu coração não temerá; ainda que se declare guerra contra mim, mesmo assim estarei confiante” (v. 3).


3 - Desenvolva a sua CONFIANÇA em Deus.

Confiar em si mesmo não é suficiente.
Você precisa reconhecer que Deus está no controle e que vai estar contigo nos momentos de perigo.

“Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro; que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação...” (v. 4 e 5b).
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá” (v. 10).

4 - Adquira um sentimento de ESPERANÇA.

“Apesar disso, esta certeza eu tenho: viverei até ver a bondade do Senhor na terra” (v. 13).
“Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor” (v. 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo o que crer em Jesus jamais será confundido

exemplo de superação e garra

exemplo de superação e garra
vejam e ouçam este vídeo e analisem se vocês estão dizendo sim ao senhor. "aos olhos de meu Deus eu sou inteiro! onde estão os milagres? eu te digo, levantar as mãos é o milagre!" - (tony melendez)
Related Posts with Thumbnails

March for Jesus Japan

March for Jesus Japan
DIA 30 de Abril em Nagoya fizemos a march for jesus japan 2011 foi tremendo apesar de não podermos marchar pudemos levantar um grande clamor pela nação japonesa,por favor continuem intercedendo por essa nação,o Japão precisa de Jesus vamos clamar até tocar o céu !!!e dia 16/7 faremos a march for jesus Japan em Tokyo,Interceda ! Divulgue ! Participe ! Seja voce tambem um instrumento para o avivamento da naçào japonesa nos vemos em Tokyo \0/